top of page

 

RODA DE CONVERSA - 10 anos do Encontro Nacional de Hipertexto...os precursores

 

As rodas de conversa são reuniões de pessoas interessadas em um mesmo tema para debate, informação e compartilhar opiniões.

 

Uma boa roda de conversa pode ser um excelente instrumento educativo, já que os conhecimentos mais importantes que podem ser construídos nesse encontro são o senso crítico e a tolerância pelas ideias alheias.

 

A roda de conversa será composta de duas fases: apresentação e debate, com questionamento e réplica entre os participantes. Isso gera diálogo entre os pares, enriquecendo a discussão com dados relevantes que cada um detém.

 

Com essa dinâmica, a abertura do VI Encontro Nacional pretende reunir os ex-presidentes da ABEHTE para falar sobre suas experiências nesses 10 anos: pesquisando, aplicando e socializando o hipertexto e as tecnologias educacionais em seus ambientes escolares. Suas pesquisas, seus produtos (livros, artigos, projetos etc) e sua experiência em abrigar o evento Nacional da ABEHTE deverão ser expostos. Relembrar também os que já passaram pelos eventos anteriores, os expoentes internacionais e nacionais que marcaram os Encontros.

 

Participarão da Roda os ex-presidentes: Antonio Xavier, Ana Elisa Ribeiro, Luiz Fernando Gomes. A professora Kyria Finardi não vai participar fisicamente, mas deve participar via vídeo gravado. Como mediadora, coordenadora da mesa, estará a atual presidente Francimary M. Martins.

 

A roda de conversa é breve! Terá duração de 1 hora. Não haverá intervenção dos ouvintes, eles só vão “beber na fonte”. Mas os “converseiros” podem interagir com a audiência, quando de suas exposições. 

 

Até dia 15 de julho...aguardamos você!

 

GRUPO DE DISCUSSÃO 

 

 

TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: RELATOS E EXPERIÊNCIAS - Prof.ª Dr.ª Rosinda de Castro Guerra Ramos (GEALIN), Prof. Dr. Rodrigo Esteves de Lima Lopes (UFPB).

 

RESUMO: Este grupo de discussão tem por objetivo refletir sobre relatos e experiências de professores e pesquisadores envolvidos com a inserção das diversas Tecnologias de Comunicação (digitais e eletrônicas) no contexto do ensino-aprendizagem com ênfase nas experiências voltadas para a área de  línguas e linguagem. Partindo do pressuposto que a tecnologia é um processo de ampliação da nossa capacidade de realização e interação com o mundo (FLUSSER, 2007a), essa seria responsável por direcionar nosso olhar e nossas percepções da realidade. Ao encarar a língua (seja ela em sua modalidade oral ou escrita) como um princípio tecnológico (FLUSSER, 2007b) e criador de conexões sociais (LÉVY, 1998), estamos valorizando seu importante papel dentro do ecossistema comunicacional (CITELLI; COSTA, 2012; SOARES, 2011) e reconhecendo sua importante função na construção de significados sociais construídos por meio da experiência (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; KRESS, 1993; STUBBS, 1996).  Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem da língua (seja ela estrangeira ou materna) e das diferentes linguagens que com ela interagem em uma perspectiva multimodal (KRESS, 2010, 2012), demandam ações  de letramento que estejam, de alguma forma, relacionadas à diversidade tecnológica e semiótica de nossa contemporaneidade (JEWITT, 2002, 2009; KRESS, 2003); outrossim, a percepção de que a simples inclusão de produtos  tecnológicos de ponta não produz per se uma transformação do processo de ensino-aprendizagem (MORAN; MASSETO; BEHRENS, 2000). Isso deveria levar a consciência de que experimentos dentro dessa área devem considerar a função social das diferentes mídias, tecnologias e linguagem nelas presentes, produzindo real significância dessas experiências. Em outras palavras, de nada adianta a inserção de tecnologias digitais ou eletrônicas em sala de aula se elas refletirem práticas já fossilizadas e que não levam em conta as questões até aqui colocadas. 

 

  • Este GD será apresentado na Sessão de Comunicação Individual do dia 17 de julho.

VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais

15 a 17 de julho de 2015

UFMA - São Luís - MA 

"Inventando outra vez as palavras"

bottom of page